Olá, meus amores! Tudo bem com vocês?
Hoje é dia de falar um pouquinho sobre fotografia. Trabalho com bebê há mais de 5 anos e já vi várias vezes mamães arrependidas por não terem feito o ensaio newborn, ou chateadas com o fotógrafo escolhido. Por isso vim aqui apresentar 5 dicas que vão te ajudar bastante na hora de registrar esse momento tão importante na sua família. Vamos lá?
1) Planeje com antecedência
Eu sei que a vinda de um bebê muda muita coisa na rotina de uma família, principalmente depois que ele nasce. Por isso é importante planejar o ensaio ainda durante a gestação. Faça uma lista dos profissionais que atendem na sua cidade ou região, seja com estúdio fixo ou a domicílio, entre em contato com eles e, se for o caso, agende uma visita. Planejando com tempo, você poderá tirar todas as suas dúvidas, entender como funciona a sessão e dependendo do caso, até escolher uma forma de pagamento diferenciada.
* Tentar fazer um Ensaio Gestante com o mesmo fotógrafo pode ser uma ótima maneira de conhecer o seu trabalho!
2) Não tenha vergonha de perguntar
Você não tem obrigação de saber como esse ensaio funciona, mas o profissional que está te atendendo tem obrigação de tirar todas as suas dúvidas. Pergunte sobre o ensaio, como funciona, pergunte sobre o estúdio, sobre seu portfólio, seus cursos, há quanto tempo trabalha no ramo... Uma das chaves secretas para um ensaio tranquilo é uma mamãe tranquila, e essa segurança é adquirida com tempo e paciência, portanto não tenha vergonha de tirar todas as suas dúvidas, pois assim você estará mais segura de que o profissional escolhido é o certo para registrar os primeiros detalhes do seu bebê.
3) Conheça o profissional pessoalmente
Ah, essa dica é de ouro! Se for possível, visite os estúdios previamente escolhidos e marque encontros com os fotógrafos que trabalham à domicílio. A conversa "olho-no-olho" vai aumentar ainda mais o seu nível de segurança com o profissional ou vai riscá-la da lista, e a visita no estúdio tem que ser meticulosa. Preste atenção na limpeza e organização do espaço, procure por certificados e fotos impressas, peça para ver os acessórios e como são acondicionados, as condições de climatização... isso tudo é muito importante num estúdio especializado em recém-nascidos.
4) Não economize
Sim, bebês trazem muita alegria pra casa, mas também trazem algumas despesas. Sei disso. Mas se o ensaio newborn é um sonho para você e sua família, encare seus valores como um investimento. É um ensaio um pouco mais salgadinho sim, mas isso porque ele demora várias horas, tudo tem que estar muito limpinho, equipamentos esterilizados, ambiente quentinho e úmido e ÓBVIO: o profissional tem que ser especializado e capacitado para isso, afinal de contas, você estará entregando o seu maior amor na mão de um estranho. Eu sempre falo para as mamães que procuram pelo newborn que em qualquer outra sessão, o máximo que pode acontecer é você não gostar das fotos, ou do atendimento e claro, isso é uma baita chateação. Mas com o newborn mal feito, o bebê pode pegar doenças, ser machucado durante os posicionamentos ou arranhado pelos acessórios errados. Então, não economizem! É um investimento que você vai levar para a sua vida toda!
5) Confie no seu instinto materno
É estranho dizer isso, mas se você não se sentiu bem naquele ambiente ou com o profissional com o qual está conversando, apenas passe para o próximo até encontrar alguém que te faça sentir tranquilidade. O seu bem estar vai influenciar diretamente no andamento do ensaio, então é muito importante que você se sinta bem, se sinta acolhida e confiante com o fotógrafo escolhido. Vocês passarão algumas horas juntos fisicamente durante o ensaio, mas o trabalho dele será lembrado todas as vezes que vocês pegarem as fotos para olhar, então é importante que a experiência seja positiva para que as lembranças sejam todas felizes.
Então é isso, meus amores! Qualquer dúvida a titia May está aqui para responder.