Olá, meus amores!!! Tudo bem com vocês?
A fotografia Newborn chegou no Brasil há cerca de 5, 6 anos e ainda é novidade por aqui. Como ainda vejo algumas mamães com dúvidas sobre esse ensaio tão maravilhoso, resolvi fazer um post dedicado à fotografia desses pequenos seres de luz!
Quando fazer?
O Ensaio Newborn é feito bem no comecinho mesmo, idealmente entre o 5º e o 12º dias de vida, porém aqui no estúdio nós realizamos esse ensaio até os 30 dias do bebê. Isso porque as posições usadas no ensaio precisam ser feitas com o bebê beeem relaxadinho, de preferência com ele dormindo e nesse período - teoricamente - eles costumam entrar mais fácil no soninho profundo e costumam ficar mais tempo dormindo também. Além disso, nesses primeiros dias o bebê ainda é bem flexível, o que facilita no posicionamento e os deixa mais confortáveis e também porque normalmente as temidas cólicas ainda não apareceram. Mas é importante destacar que a amamentação e o bem estar da mamãe são mais importantes que a idade em si, por isso estendemos um pouco o prazo para realizar o ensaio.
Quanto tempo demora?
Normalmente o ensaio dura entre 3 e 5 horas do momento que a família chega até o momento que ela vai embora. Claro que não ficamos esse tempo todo fotografando, mas o ensaio demanda várias pausas para mamadas e trocas de fralda e produções. Sempre que há essas pausas, levo um tempinho acalmando novamente o bebê e o fazendo dormir novamente. Por isso peço para os pais deixarem o dia todo separadinho para o ensaio, assim não temos pressa ou horário para acabar e podemos levar tudo no tempinho de cada bebê, sem ansiedade nenhuma.
Quais são as demandas técnicas do Ensaio Newborn?
Eu acredito que o ensaio Newborn é completamente diferente de qualquer outro segmento da fotografia. Isso porque estamos lidando com um serzinho que acabou de chegar ao mundo e ainda precisa de cuidados especiais. A pele do recém nascido ainda é muito fininha e ele perde água e temperatura mais rápido que nós adultos, por isso é importante que o ambiente esteja sempre quentinho (em torno de 36 graus) e úmido (com a umidade em torno de 60%). O seu sistema imunológico ainda não está completamente formado, embora ele receba muitos anticorpos no colostro, então a limpeza do ambiente é importantíssima. Todos os props (gavetinhas, baldinhos, cestinhas e etc), mantas, roupinhas, touquinhas, pelos, absolutamente tudo que encostar do bebê precisa estar devidamente higienizado, ser devidamente acondicionado e não pode ter sido usado em outro bebê para evitar qualquer tipo de contaminação.
O profissional também deve ser especializado na área, ter feito cursos específicos para esse tipo de fotografia para que ele saiba preparar seus equipamentos e o estúdio da maneira correta, além de posicionar corretamente o bebê, saber reconhecer seus limites e saber fotografar de maneira segura e confortável. Tem um post só sobre como escolher o fotógrafo aqui no blog para ajudar nesse sentido também.
Vale a pena fotografar um recém-nascido?
Vale MUITO a pena! Primeiro porque esses primeiros dias com o recém-nascido são uma verdadeira loucura e entre mamadas, visitas, muita privação de sono e muita fralda para trocar, então sair um pouco da rotina faz muito bem para descansar (mais uma vez destaco a importância de escolher com carinho o estúdio ou profissional, afinal o conforto dos pais também é importantíssimo). Segundo porque esses serumaninhos crescem por segundo e de um dia para o outro seus rostinhos já mudam. Os olhinhos desincham, as bochechas crescem, a pele descama e o cabelinho cai e cresce novamente. Em um mês eu garanto que seu bebê estará completamente diferente e só com as fotos do newborn e do parto que vocês se darão conta de toda essa mudança. E terceiro e último motivo pelos quais eu acho que vale a pena registrar esse momento é pela proximidade do casal. A rotina está toda bagunçada e entra mamadas e trocas de fralda, as vezes o casal fica de lado para dar lugar aos pais. Trocar olhares, carinhos, cheirinhos e beijinhos vai fazer um bem danado para esse casal incrível que está por trás desses pais carinhosos.
Bom, meus amores, espero ter conseguido responder algumas das principais dúvidas com relação a esse ensaio maravilhoso, mas caso tenha ficado alguma coisa para trás, é só deixar aqui nos comentários que eu respondo com o maior carinho, ok? Ah, vale a pena destacar que cada bebê é único e tem seus limites, manias e particularidades, por isso parte de todo esse trabalho lindo é saber reconhecer o jeitinho de cada um!
Mayara Barbosa
Veja também:
5 Truques para acalmar o seu bebê